ComportamentoAumento dos vãos livres; Redução do número de pilares; Redução do peso próprio da estrutura; Diminuição de espessuras de lajes; Maior controlo da deformabilidade; Melhoria da resistência ao punçoamento; Redução ou eliminação de juntas; Melhoria do comportamento sísmico; Melhoria do comportamento à retracção; |
EconomiaRedução de consumo de betão e aço; Economias nos elementos verticais e fundações; Valorização comercial dos amplos espaços criados; Aumento do nº de lugares de estacionamento por m2; |
SustentabilidadeRedução da emissão de CO2; Maior eficiência na utilização de recursos naturais; |
Solução Estrutural |
Utilização |
Carga |
l/e |
---|---|---|---|
Laje maciça |
Vãos similares nas duas direcções com cargas correntes em edifícios de habitação, escritórios, hotéis, etc. Vãos de 6 a 12 metros |
3 |
36 |
Laje maciça com capitéis |
Vãos similares nas duas direcções com cargas correntes em edifícios de escritórios, hotéis, escolas, parques de estacionamento, etc. Vãos de 8 a 12 metros
|
3 |
40 |
Laje aligeirada bidireccional |
Vãos similares nas duas direcções com cargas moderadas em áreas comerciais, escritórios, parques de estacionamento, etc. Vãos de 8 a 16 metros |
5 | 32 |
Laje maciça com bandas numa direcção |
Vãos preponderantes numa direcção com cargas moderadas em áreas comerciais, escritórios, auditórios, parques de estacionamento, etc. Vãos de 8 a 16 metros |
10 | 25/40 |
Laje aligeirada unidireccional |
Vãos preponderantes numa direcção com cargas elevadas em áreas comerciais, auditórios, armazéns, arquivos, etc. Vãos de 8 a 20 metros |
10 | 25/32 |
Nota: As relações indicadas são meramente indicativas, para mais informação consulte-nos!