VOLTAR AO TOPO
Tendo por base do seu desenvolvimento, a intensa investigação e experiência na produção de ancoragens e equipamento a TTM tem-se afirmado no mercado internacional com soluções que representam uma mais-valia para o setor.
O sistema TTM foi desenvolvido no âmbito da criação de um conceito integrado de soluções na área do pré-esforço com aplicação em obras de arte, geotecnia e edifícios que permitam afirmar o sistema como ator num mercado internacional de extrema exigência técnica e competitiva. Tendo por base do seu desenvolvimento, a intensa investigação e experiência na produção de ancoragens e equipamento específico para utilização na construção, e pertencendo a um grupo do setor do aço. A Ferca aplica componentes e ancoragens TTM no seu sistema Ferca PTA nomeadamente em:
Assumindo a proteção anti-corrosão como um fator determinante na performance dos sistemas de pré-esforço a longo prazo a TTM desenvolveu internamente um conjunto de sistemas integrados com vários níveis de proteção que permitem garantir a durabilidade e fiabilidade dos seus sistemas em situações de elevada exposição contra infiltrações e corrosão. Para este efeito o sistema dispõe de bainhas em polietileno, ancoragens com pintura epóxi ou completamente revestidas em polietileno, cápsulas de polietileno e acessórios que permitem a injeção de massa lubrificante ou caldas de injeção nas mais diversas situações.
Ancoragem 1EX15 revestido em polietileno
Ancoragem MEP com pintura epóxi poliéster
Ancoragem MX com cápsula em polietileno
O sistema TTM está certificado pela European Organization for Technical Approvals (EOTA), assegurando a sua qualidade e adequabilidade para a utilização nas mais diversas situações e configurações, através dos documentos ETA 15/0321, ETA 15/0329 e ETA 16/0472.
As armaduras de pré-esforço são constituídas por cordões de 7 fios e caracterizadas por elevados valores de resistência e baixos coeficientes de relaxação, na generalidade os aços de pré-esforço designam-se por normais, super e compacto a que correspondem secções de 140, 150 e 165 mm2 respetivamente. Para mais informações, consulte a norma europeia EN10138.
As bainhas metálicas ou de polietileno são as soluções mais comuns e económicas para criação dos vazios necessários à passagem do aço de pré-esforço, constituindo-se em simultâneo como uma proteção secundária contra a corrosão e essencialmente como garantia da transmissão de esforços entre a secção interior e o betão envolvente em toda a sua extensão. As bainhas metálicas podem ser galvanizadas mas ao nível das garantias anti-corrosão são as bainhas em polietileno que se revelam particularmente eficientes uma vez que se aplicadas convenientemente e integradas num sistema apropriado para o efeito promovem um total isolamento do cabo face à sua envolvente.
As ancoragens TTM resultam da experiência acumulada da empresa e dos seus técnicos e refletem a preocupação do departamento de investigação e desenvolvimento (I&D) com a otimização da sua geometria e o nível de proteção à corrosão do sistema. As ancoragens correntes designam-se no sistema TTM por ancoragens M (ativas) ou D (passivas) e abrangem a possibilidade de colocação de 4 a 27 cordões. Para níveis superiores de proteção à corrosão existem as designadas ancoragens MEP com pintura epóxi poliéster e as ancoragens MX, 100% envolvidas em polietileno para ambientes particularmente agressivos. A TTM desenvolveu ainda de forma integrada com as demais unidades do seu sistema, os acopladores e acessórios necessários às ancoragens de continuidade.
Acoplador 22G15
Acoplador 1G15